O ESG (Environmental, Social, Governance, na sigla em inglês)

"Proteger o Meio Ambiente é o nosso compromisso."


A sigla ESG advém do termo em inglês (Environmental, Social and Governance), em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança.


  • E – Environmental (Ambiental) 
    Fatores ambientais
    : uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), eficiência energética, poluição, gestão de resíduos e efluentes.Fazemos a Contingência , Remoção , Transporte e damos a Destinação final do Resíduo. Além disso , todo o atendimento segue rigorosos padrões dos Órgãos Ambientais.
  • S – Social
    Fatores sociais:
    políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados.
  • G – Governance (Governança)
    Fatores de governança:
    independência do conselho, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência.l.

Quais são as vantagens do ESG para os investidores?


Do lado dos investidores, as vantagens do uso dos critérios ESG não são poucas. A principal delas é a transparência que esses dados trazem quando adicionados ao conjunto de referências que direcionam o processo de decisão. “Os critérios fornecem informações sobre como as companhias conduzem seus negócios. Isto consequentemente gera mais segurança na tomada de decisão e a garantia de que o investimento feito ao final será sustentável a longo prazo”, explica, “para o investidor, no final, o uso dos critérios é um mitigador de risco.”


“Por exemplo, escolher uma empresa com um critério ‘E’ alto significa que a companhia está preparada ou, até mesmo, a frente da tendência mundial de sustentabilidade ambiental, de forma que ela estará melhor posicionada do que seus competidores. Uma empresa com critério ‘G’ alto representa uma governança forte, o que geralmente implica em funcionários capacitados e engajados, e uma companhia de sucesso. Uma companhia com critério ‘S’ elevado, por sua vez, pode refletir a diversidade entre as pessoas, uma característica intrínseca a um ambiente de trabalho que propicia a inovação.”


A Vitória Ambiental tem 20 anos em gestão ambiental e ajuda as empresas a realizar ações para atender aos índices da sustentabilidade.